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Refletir (Utilização de Tecnologias para Enriquecer os Processos de Ensino e Aprendizagem)

Esta atividade é transversal a todo o processo (o conjunto das Atividades de Aprendizagem) e poderá ser entendida como uma meta-atividade orientadora do trabalho dos alunos.
Os alunos e o professor registam, publicam e partilham reflexões e comentários no decorrer do projeto.

Adenda

Os alunos anotam as suas reflexões escritas em blogs (Weebly, Wix ou blogger) e oralmente, por exemplo, no Voicethread e mais geralmente no TeamUp.

Pode esperar…
● que os alunos avaliem o seu progresso,
compreender melhor o trabalho dos alunos,
● usar os registos para comunicar melhor com os Pais/Encarregados de Educação sobre as atividades escolares,
usar novas ferramentas,
desenvolver capacidades técnicas, organizacionais e pedagógicas,
obter um repertório de reflexões com várias finalidades.

Os alunos podem aprender a…
resumir, comunicar, apresentar e planificar o seu trabalho, a qualquer hora e em qualquer lugar,
refletir sobre o seu trabalho,
dar e receber críticas.

1. Preparar/ Ouvir
● Indique um conjunto de ferramentas digitais onde podem ser registadas reflexões e comentários.
● Tenha em conta que, antes de gravar um comentário ou reflexão, pode ser pertinente ouvir o/s anterior/es. Transmita esta informação aos alunos.

2. Inspirar
● Motive os alunos a refletir sobre o seu trabalho, expressando as vantagens e razões dessa tarefa, por exemplo, a revisão fácil das últimas etapas, a recuperação do atraso em caso de ausência, a receção de comentários diretos do professor e de outros participantes.
● Diga aos alunos que, na conceção relacionada com projetos de aprendizagem, a reflexão regular pode ajudar a desenvolver as ideias iniciais e a superar dificuldades.

3. Orientar/ Questionar/ Apoiar
● Em grupo, os alunos refletem sobre o trabalho já realizado e o que falta fazer, bem como nos desafios que surgiram ou poderão vir a surgir.
● Os alunos podem sentir dificuldades em realizar as primeiras reflexões, ajude-os a superar os sentimentos iniciais de frustração ou embaraço.
● Os grupos ouvem as gravações dos outros. Questionam-nas e dão sugestões.
● Consulte os registos e adapte o ensino às necessidades e interesses dos alunos.
● Tendo por base as reflexões, faça comentários dirigidos aos grupos, incluindo perguntas e sugestões que os possam levar a melhorar a conceção.

4. Avaliar
● Avalie a capacidade dos alunos em acolherem as reflexões dos outros.
● Avalie a relevância das suas reflexões.
● Reveja os registos onde estão as reflexões e discuta a “atividade” com os alunos, perguntando-lhes, por exemplo: como foi a experiência? O que é que aprenderam? O que é que gostariam de continuar a explorar?