Início

Refazer (Utilização de Tecnologias para Enriquecer os Processos de Ensino e Aprendizagem)
Depois dos alunos receberem comentários e sugestões dos especialistas, dos utilizadores, de outros colegas e dos professores sobre a primeira versão do trabalho, pode ser pertinente a reformulação de alguns campos da conceção e do projeto. As modificações devem ser pensadas em conjunto, e apenas levadas a cabo se trouxerem inequívoco valor acrescentado ao projeto.

Adenda

Continuar o trabalho no edmodo, modificando as partes do projeto de investigação e de divulgação que foram consideradas menos eficientes na Atividade Perguntar.

Pode esperar
● que os alunos reconheçam que pode ser importante reformular o trabalho inicial,
● que os alunos se sintam motivados para melhorar o seu trabalho,
● que os alunos valorizem perspetivas distintas das deles.

Os alunos podem aprender a
● desenvolver um sentido crítico em relação ao seu trabalho,
● aproveitar críticas e sugestões,
● negociar e trocar ideias e informação.

1. Preparar/ Ouvir
● Procurar compreender o que os alunos sentem em relação às possíveis alterações que vão introduzir no projeto.
● Solicite a cada grupo um resumo do projeto, peça-lhes para darem particular importância às críticas e comentários recebidos.
● Prepare os alunos para as possíveis reformulações que devem introduzir no projeto.

2. Inspirar
● Sublinhe a importância das reformulações como uma mais-valia para o projeto.
● Mostre exemplos de situações e produtos que foram melhorados através de uma ou mais alterações.

3. Orientar/ Questionar/ Apoiar
● Procure que os alunos explicitem antecipadamente as alterações a introduzir.
● Apoie os alunos na construção de uma crítica aos comentários e sugestões, tendo em conta os seus interesses e as perspetivas subjacentes às críticas.
● Oriente os alunos no desenvolvimento de um trabalho de autocrítica que permita questionar e melhorar o seu trabalho.
● Apoie as decisões dos alunos sobre as alterações que querem introduzir na conceção e no projeto, sem deixar de questionar e supervisionar o processo.

4. Avaliar
● Avalie a qualidade das autocríticas e das reformulações propostas.
● Avalie, dando especial enfâse à componente formativa, a disponibilidade dos alunos para aceitarem reformulações ao projeto.