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Perguntar (Utilização de Tecnologias para Enriquecer os Processos de Ensino e Aprendizagem)
Os alunos contactam parceiros exteriores à escola (podem começar por fazê-lo com outros professores da escola para testarem a pertinência da sua abordagem), especialistas, futuros utilizadores dos projetos ou outros interessados, e apresentam-lhes o projeto e as suas ideias de conceção. Pedir-lhes-ão que analisem e comentem os pontos fortes e fracos do projeto e da conceção. Após o contacto, os alunos refletem sobre os comentários e sugestões, e se têm ou não de redefinir a conceção e/ou o projeto. Os encontros podem suceder mais do que uma vez, e em todas elas devem registar as principais reflexões que tiverem. Aproximadamente 2 aulas.

Adenda

Procurar especialistas no People & Events e no SDE, são ferramentas iTEC e já existem widgets na Widget Store.

Pode esperar…
• que os alunos aprendam a organizar uma sessão prática,
• conhecer melhor os seus alunos,
• colaborar com especialistas e outras pessoas exteriores à escola,
• abrir a escola à comunidade alargada.

• Os alunos podem aprender a…
• trabalhar com pessoas diferentes das habituais,
• contactar com especialistas/utilizadores e pedir colaboração,
• apresentar ideias para pessoas que não seguiram a evolução do projeto,
• Escolher os participantes adequados à sessão prática,
• discutir e negociar com professores, especialistas e utilizadores,
• receber críticas e opiniões dos especialistas e incorporá-las no seu projeto,
• Desenvolver aptidões no domínio das relações sociais.

1. Preparar/ Ouvir
• Ouça com atenção os comentários dos alunos e adapte as atividades às suas necessidades e interesses.
• Prepare o modelo dos contactos que os grupos terão com os especialistas ou utilizadores.
• É importante pensar cuidadosamente sobre o tipo de participantes que se deseja. Os alunos devem ser capazes de entender a forma como cada participante pode contribuir para o projeto. As sessões práticas podem acontecer fora da escola.

2. Inspirar
• Sugira um modelo de encontro com os especialistas/utilizadores.
• Os grupos discutem que especialistas e/ou utilizadores convidar e as perguntas a fazer. No caso de sentir que os alunos têm muitas dificuldades, faça algumas sugestões.

3. Orientar/ Questionar/ Apoiar
• Apoie os grupos preparando previamente a sessão prática.
• Os grupos convidam pessoas para a sua sessão prática e organizam-na.
• Prepare os alunos para receberem críticas e lidarem com a frustração. Ensine-os a retirar benefícios das críticas.
• Assegure-se de que todos os grupos têm acesso às ferramentas e recursos digitais necessários.
• Os grupos apresentam o resumo da conceção e projeto aos participantes exteriores à escola e pedem-lhes comentários e sugestões, que devem registar. Podem socorrer-se da atividade MAPEAR.
• Com a orientação do professor, os grupos decidem se devem fazer alterações à sua conceção inicial.

4. Avaliar
• Reveja o trabalho de cada grupo, o registo das suas reflexões, para garantir que todos estão empenhados no desenvolvimento do projeto. Em seguida, dê-lhes feedback.
• Deve-se ter em conta os comentários dos especialistas/utilizadores sobre a conceção e o projeto, o trabalho que os alunos desenvolveram até àquele momento. Pode utilizar esses elementos na sua avaliação.