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Fazer (Utilização de Tecnologias para Enriquecer s Processos de Ensino e Aprendizagem)


Com base nos resultados das pesquisas, previamente organizadas em mapas concetuais ou de ideias, os alunos iniciam a construção da primeira versão do seu trabalho.
Criam um esboço e depois discutem-no, tendo atenção à forma como se poderão ultrapassar os desafios e problemas encontrados. É importante orientar cuidadosamente os alunos para as atividades de aprendizagem e para o processo de conceção, de modo a que não se percam de vista os conteúdos curriculares. Os alunos devem ter em conta os interesses e expetativas do público-alvo. Para evitar uma repartição desigual do trabalho dentro do grupo, distribua-se cuidadosamente as tarefas e os papéis pelos elementos. Aproximadamente 3 aulas.


Adenda:


Os alunos usam tecnologias de fotografia e vídeo para registar evidências das suas investigações fora da sala de aula. Usam o GPS e o Google Maps para marcar os locais onde procederam à recolha de informação. Nesta Atividade de Aprendizagem procura-se pôr os alunos em contacto com a população exterior à escola e desenvolver um trabalho socialmente relevante ao conhecer hábitos de reciclagem do lixo, que na Atividade Mostrar serão divulgados dentro e fora da escola, também com o objetivo de mudar comportamentos. O processo de ensino e aprendizagem pode ser desenvolvido com a ajuda do edmodo, isso permite uma interação professor/aluno e aluno/aluno mais constante e fora do espaço de sala de aula.

Pode esperar…
●    criatividade e imaginação no uso das tecnologias digitais,
●    ir para além da sua zona de conforto,
●    projetos diferentes a partir da mesma ideia inicial,
●    o uso de novas ferramentas e recursos digitais.

Os alunos podem aprender a…
●    concretizar e operacionalizar as suas ideias,
●    enfrentar de maneira diferente desafios de aprendizagem,
●    usar ferramentas e recursos digitais.

1. Preparar/ Ouvir
●    Ouça os comentários dos alunos e adapte as atividades às suas necessidades e interesses.
●    Apoie os alunos na escolha das tecnologias necessárias ao desenvolvimento do projeto.

2. Inspirar
●    Procure levar os alunos a criar esboços que possam ser usados pelo público-alvo.
●    Promova o espírito de equipa e a colaboração através, por exemplo, da resolução conjunta de pequenos desafios ou outras atividades adequadas.

3. Orientar/ Questionar/ Apoiar
●    Apoie os alunos e ajude-os a ultrapassar as dificuldades, tendo em conta os objetivos gerais do projeto e os prazos estipulados para a realização de cada tarefa.
●    Promova a partilha e a crítica construtiva entre os diferentes grupos.
●    Os documentos produzidos deverão ser disponibilizados num espaço digital de partilha.

4. Avaliar
●    Reveja o trabalho de cada grupo, os registos das suas reflexões e os documentos disponibilizados no espaço de partilha.
●    Registe comentários para cada grupo.
●    Pode também pedir aos alunos para avaliarem o contributo dos seus colegas de grupo, e utilizar isso para formar a sua própria avaliação.