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Explore (Utilização de Tecnologias para Enriquecer os Processos de Ensino e Aprendizagem)

Os alunos, em grupo, exploram o contexto de seu projeto, observando e projetando práticas e ambientes relevantes. Usando, para tal, câmaras digitais, computadores, tablets, gravadores áudio ou outros dispositivos adequados. Esta exploração é complementada com a procura de trabalhos relacionados com os seus projetos, desta forma recolhem exemplos importantes que os podem guiar. Deve dar-se especial atenção à articulação entre o que querem explorar, o público-alvo do seu trabalho e as possíveis formas de divulgação. É importante verificar se os grupos distribuíram bem os papéis e as tarefas.
Os alunos disponibilizam a informação recolhida em espaços de partilha e registam as suas reflexões. O professor deve orientar a pesquisa dos alunos e apoiá-los na classificação da informação. Aproximadamente 2 aulas.

Adenda:

Cada grupo, trabalhando colaborativamente (dentro de cada grupo e entre grupos), podendo usar a plataforma CollaborizeClassroom, projeta os resultados das suas explorações. Os alunos são estimulados a ouvir e respeitar as propostas dos seus colegas, a diversidade de ideias proporciona a emergência de novas ideias. O professor avalia as explorações realizadas pelos alunos, mas também os alunos avaliam o trabalho dos seus pares. Deve ser requerida uma reunião virtual com um ou dois especialistas para ajudarem a orientar as explorações. As explorações dos grupos, feitas em diversos Browsers web e no youtube, são colocadas nos websites. Nas tecnologias de pesquisa, pode usar-se o Widget LRE, versão portuguesa incluída na Widget Store, e, também na Widget Store, o Natural Europe & Path Autoring tool e o exploratorium.edu.

Pode esperar…
●    encontrar projetos similares interessantes,
●    usar novas ferramentas e recursos digitais,
●    intensificar as relações entre os alunos e a comunidade escolar alargada,
●    um maior envolvimento dos alunos nas suas aprendizagens.

Os alunos podem aprender a…
•    procurar e avaliar projetos,
•    identificar desafios que se colocam, de um modo geral, aos projetos,
•    questionar e reformular,
•    interagir e trabalhar colaborativamente,
•    desenvolver competências de pesquisa, seleção e espírito crítico.

1. Preparar/ Ouvir
•    Ouça com atenção as propostas dos alunos e adeque as atividades às suas necessidades e interesses.
•    Certifique-se que todos os grupos expuseram e discutiram o seu trabalho de exploração.

2. Inspirar
●    Valorize o trabalho dos alunos e motive-os.
●    Assegure-se de que todos os grupos sabem que tipo de exemplos procuram, o que e onde observar.

3. Orientar/ Questionar/ Apoiar
●    Os grupos planificam as atividades de pesquisa e explicitam critérios de seleção da informação.
●    Sublinhe a importância de uma boa gestão do tempo.
●    Os grupos pesquisam projetos similares e, se existirem, selecionam e discutem os mais pertinentes para o seu projeto.
●    Os alunos realizam observações, oriente-os e apoie-os para que sejam significativas.
●    Verifique se todos os grupos podem realizar as atividades que se propuseram fazer fora da escola, se, por exemplo, têm fácil acesso à Internet.
●    Os grupos registam reflexões sobre as suas explorações e partilham-nas.
●    Fora da escola: os grupos publicam as informações no espaço de partilha, incluindo os processos utilizados na sua recolha. Podem identificar fontes de informação importantes, por exemplo, um livro de uma dada biblioteca ou um determinado website.
●    Esta atividade é uma oportunidade para se refletir sobre os prós e contras do uso de ferramentas TIC no ensino escolar.

4. Avaliação
●    Reveja o trabalho de cada grupo e as suas reflexões.
●    Avalie a capacidade dos alunos para questionarem com pertinência as tarefas que lhes foram atribuídas.
●    Avalie a capacidade dos grupos para identificarem exemplos que estão relacionados com os seus projetos.